sábado, 29 de agosto de 2015

Felicidade se escreve com V

Fico tão feliz quando consigo captar uma dica de Leti, e, a partir dela, ter uma ideia que lhe proporcione um momento de prazer e aprendizado...

Foi assim esta semana. Na quinta feira, eu comentava com Mateus que faria um bolo para o lanche porque seus primos viriam passar a tarde do dia seguinte conosco.

Ela, ouvindo tudo, já se escalava para conseguir a sua cota da guloseima.

Despretensiosamente, depois de dizer que mandaria um pedaço para lanchar na escola na sexta, perguntei se preferia um pedaço do bolo ou um cupcake.

Ela, num tom visivelmente mais animado, repetia: - cupcake, cupcake, cupcake!

Combinei, então, que dividiria a massa do bolo e faria o cupcake para o seu lanche.
 
Acrescentei que faria dois cupcakes, para que ela pudesse levar o outro para a escola e dar a alguém que escolhesse.
 
Prontamente, escolheu Amanda, sua monitora de sala.
 
Mas logo depois, começou a falar: - Respeitável público, vamos agora fazer um sorteio!!! Era uma felicidade, uma animação...
 
Neste momento, aproveitando o gancho, melhorei minha proposta: - Ah, então eu farei três cupcakes! Um para você, um para Amanda e outro para você sortear entre seus colegas.

Neste momento, a animação dela já me contagiava completamente e eu imaginava a cena, projetando as implicações pedagógicas.
 
Fiz o bolo e os cupcakes à noite, decorei com brigadeiro quase meia noite e, no dia seguinte, fiz questão de levá-la à escola (tarefa que tenho dividido com o papai), para combinar com Amanda a estratégia.
 
Ela, esperta como é, já dizia que o sorteio seria na roda, primeiro momento na escola, declaradamente na intenção de comer o bolo logo cedo.
 
Propus a Amanda que mediasse o sorteio e que escrevesse o nome dos colegas em letra bastão, mostrando o sorteado para que ela fizesse a sua leitura.
 
Não, Leti AINDA não está lendo. Mas, por conta da excelente memória, identifica algumas palavras, de maneira global, sem conseguir decodifica-la letra a letra. Isso aparece bastante na Ciranda, onde seu grupo é pequeno.
 
Pois bem. Infelizmente não consegui buscá-la por contra de um compromisso no trabalho, mas à tarde recebi no celular fotos do momento com um relato que me deixou muito feliz.
 
Tudo foi feito como combinado e o sorteado foi Vitor. Ao ser instigada a ler, ela leu Vicente, seu outro colega que começa com a letra V.
 
Pra você pode ser pouco, mas, para mim, foi mais que suficiente para me deixar imensamente satisfeita, pela associação que ela conseguiu fazer.
 
É só o início de uma longa e linda caminhada...
 

 

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...