sábado, 25 de março de 2017

É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu...

A proximidade dos 40 tem me deixado reflexiva! Não que seja um problema para mim o envelhecimento. Pelo contrário! Me enche de prazer saber que vou completar 40, recheada dos cabelos brancos que herdei do primeiro homem da minha vida, mas também com um acúmulo de intensas experiências que fizeram de mim quem hoje sou.
 
E como tenho pensado em quem eu sou, em quem me tornei...
 
Particularmente, nos últimos 30 dias, temos vivido momentos difíceis em casa. Leti se encontra num momento de transição entre uma medicação e outra e a abstinência da antiga tem trazido à tona um lado da minha pequena que me desestrutura. Fico sem saber se este lado é potencializado por um efeito reverso da medicação; ou se faz parte dela e estava ali escondidinho, controlado pela mesma medicação o tempo todo...
 
Esses momentos extremos com meus filhos, e não só com Leti, tendem a me deixar mais introspectiva, mais em slow motion...
 
Mas o fato é que ela vem melhorando, no ritmo dela, e com o acompanhamento virtual, porém ostensivo, do seu atencioso médico, a cada dia.
 
E nessa tempestade de comportamentos e sentimentos, coincidente com a fase reflexiva da minha vida, fui apresentada (somente) ontem, por uma amiga querida, com quem gostaria de ter mais contato efetivo (porque é daquelas pessoas que sempre nos reabastece de energia, mas que só vejo muito de vez em quando) à música Trem Bala de Ana Vilela, que fez eclodir em mim um sem-número de sensações, que me deixaram ainda mais reflexiva.
 
Eu passei o dia inteiro tocada pela música, emocionada cada vez que a ouvia, querendo apresentá-la a todo mundo que passava pela minha frente.
 
E, ao observar postagens pela internet e conversar com amigos, percebi, impressionada, o poder de identificação que ela causa nas pessoas, como se estivéssemos vivendo um momento de percepção coletiva da premente necessidade de mudar o rumo da vida, para dar a cada coisa o seu real valor.
 
A música é tão rica que eu poderia fazer uma reflexão sobre a minha vida a partir de cada verso dela.
 
Mas o que mais me tocou, a princípio, foi o que deu título a este texto.
 
"Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu"
 
Fico pensando no quanto do meu eu seja efetivamente meu e no quanto corresponda ao outro: aos meus pais, cujos valores e exemplos marcam minha personalidade; a minha irmã, responsável por importantes lembranças de minha vida, que remontam sempre a uma grande e terna cumplicidade; a meu marido, com quem aprendo, diariamente, que um relacionamento amoroso para ser duradouro precisa ser constantemente alimentado; a meus filhos, que me fazem perceber quão pouco sei sobre a maternidade; aos meus amigos, que estão sempre a postos para compartilhar comigo os momentos felizes e os nem tão felizes; a cada pessoa com quem vivenciei uma experiência profissional; a pessoas que passaram rápido por minha vida; àquelas que são duradouras, independentemente da frequência com que nos vejamos...
 
Fico imaginando que excluir um simples elo nesta imensa cadeia poderia ter me transformado em alguém diferente.
 
E não posso negar que, de cada elemento que compõe o meu eu, o que mais instiga minhas reflexões seja o fato de ser mãe de Leti.
 
Como eu seria se não fosse mãe de Leti? Quanta gente linda que passou pelo meu caminho eu não teria oportunidade de conhecer? Como seria o meu olhar para a educação e para a inclusão de uma maneira geral? Quantos filhos eu teria? Onde eu moraria? Será que eu teria motivação para escrever num blog? Como seria a minha maternagem? Como eu seria vista pelas pessoas?
 
Ao pensar sobre a escalada que me fortaleceu penso imediatamente em como ser mãe de uma criança com deficiência foi responsável pelo meu amadurecimento e em como este aspecto é um traço forte do meu eu.
 
Penso também em como meu fortalecimento às vezes pode ser paradoxal, expressando-se através de momentos de fragilidade e em como consegui dar para este fator externo - a maternidade "especial"- uma característica genuinamente minha, de leveza.
 
E pensando e repensando, refletindo e filosofando, sempre chego à conclusão de que ser mãe da minha pequena DEFINITIVAMENTE fez de mim uma pessoa melhor, me fez experimentar sensações extremas que me proporcionaram aprendizados talvez inextraíveis de outras fontes, aguçou minha sensibilidade, fez com que eu respeitasse mais a autoridade do tempo e valorizasse ainda mais a vida nas suas pequenas demonstrações de infinitude (porque embora a nossa vida seja finita, a vida em si está sempre se perpetuando no outro).
 
Por mais difícil que às vezes possa ser (e não imagino haver facilidade absoluta em relação à maternidade), como tem sido nos últimos dias, desejo seguir meu caminho, fortalecida por minhas experiências e pelo carinho daqueles em cujos corações consegui estabelecer uma morada.
 


TREM BALA
Ana Vilela
 
Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim

Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá

Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
 
 

Um comentário:

Mariana - viciados em colo disse...

Ouvi esta música pelo whatsapp (e olha que raramente abro audios que recebo), chorei muito e me emociono todas as vezes que ouço, cada vez com um trecho diferente... e agora chorei de novo com seu olhar sobre ele! e vamos festejar a vida! os 40 anos que chegam! e agradecer pelo tempo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...