E hoje, fazendo um levantamento dos interesses de Leti para encaminhar para uma pedagoga sugerida pela psicóloga que lhe avaliou, acabei relendo o relatório de avaliação (enviado para mim no início de março), e vendo o quanto ela já melhorou depois que colocamos em prática todas os encaminhamentos sugeridos.
Apesar de já ter escrito sobre (quase) tudo que está no relatório, fiquei com vontade de compartilhá-lo aqui, na íntegra, para que fique guardado para a posteridade.
Letícia foi encaminhada pela
Terapeuta ocupacional em função do aumento da frequência dos comportamentos
estereotipados. Foi feita uma sessão com a mãe e a criança seguida de reunião com as profissionais que a
acompaham ( T.O e fonoaudióloga).
De fato Letícia se apresentou no
consultório mordendo as bochechas e passou muitos momentos em balanceios,
especialmente em momentos mais delicados do ponto de vista emocional. Ela
iniciou os balanceios quando eu perguntava sobre o nascimento do irmão e sua
reação frente a isto e também quando perguntei sobre como ela ficava na escola.
Quando a mãe fala que no ano passado
"ela não existia para os colegas" ela inicia seu comportamento
estereotipado.
Letícia parece demonstrar aquela
contradição presente nas crianças autistas de parecer tão alheia ao ambiente e
por outro lado tão sensível às mudanças no seu meio. Ela apresenta uma capacidade cognitiva, expressa pela sua
possibilidade de absorver certos conteúdos pedagógicos, de responder ao que
se demanda, seja com respostas
ecolálicas, seja através de músicas.
A interação com o outro está muito
prejudicada especialmente no que concerne à interação pelo olhar. Letícia manteve
o olhar abaixado quase todo o tempo da
sessão, não mantendo o olhar em minha
direção .
A questão da dificuldade na
integração sensorial é evidente em vários domínios: o excesso de atividade
vestibular, o excesso de busca na oralidade, que não se restringe à demanda
ilimitada de alimentos mas também a exploração dos objetos passa pela boca
dificultando o uso mais funcional dos objetos. O jogo simbólico não apareceu e
a manutenção de um brincar compartilhado com ela não foi possível nesta sessão
em que esteve envolvida com a observação e manipulação dos objetos.
A questão corporal apresenta
dificuldades: além de estar com o peso elevado para a idade, o que dificulta
sua movimentação, o tônus parece enfraquecido e as pernas se mostram com pouca
flexibilidade e mobilidade. É como se ela não tivesse se apropriado da parte
inferior do seu corpo.
Conclusões
Apesar de Letícia ter passado por
numerosas avaliações neurológicas e diversos exames não forma identificados
marcadores biológicos que justifiquem a condição do seu desenvolvimento.
Entretanto seu comportamento e desenvolvimento são compatíveis com o quadro de
autismo infantil, com alguns
comportmentos considerados severos dentro deste quadro como o excesso de
comportamento estereotipado e as auto-agressões. Entretanto o seu potencial
linguístico e cognitivo são os grandes favorecedores deste potencial ainda não
totalmente desenvolvido em função do seu intenso fechamento em relação ao outro e consequentemente, às
suas demandas.
A questão sensorial é extremamente importante
no seu tratamento pois, ao tratar suas defesas corporais, a interação será
facilitada e com isto as demandas pedagógicas ou promotoras do seu
desenvolvimento poderão ser mais facilmente atendidas. Atualmente a demanda do
outro é de tal modo intrusiva e insuportável que ela responde com um fechamento
com todo o seu corpo: não olha, se balança, se defende se auto-agredindo. Ao
trabalhar sua organização sensorial acreditamos poder devolver à Letícia uma
condição de enfrentamento às mudanças ambientais, e à relação com as pessoas e
objetos.
Recomendações terapêuticas
·
Iniciar um trabalho intensivo (3
vezes por semana) na Ciranda, trabalho que abarca as questões sensoriais,
socialização, linguagem, etc.Pelo fato deste trabalho só ser possível no turno
vespertino ,que coincide com o período da sua escola, consideramos prioritário
o trabalho sensorial que dará melhores condições de Letícia enfrentar os desafios
da escolarização, que podem aumentar seu comportamento estereotipado e suas
defesas caso ela não esteja em boas condições de integrar estas vivências e
recebê-las de um modo positivo que propicie seu desenvolvimento.
·
Caso a escola esteja de acordo,
manter a escolaridade duas vezes por semana, já que a mudança de turno não é possível,
ao menos no primeiro semestre. Uma segunda avaliação multidisciplinar para
discutir avanços e limites destas propostas poderá se dar com o objetivo de
pensar as ações para o segundo semestre.
·
Como as manhàs estarão livres, é
indicada a prática da natação como rotina diária. Esta prática facilitará a
perda de peso, melhorará seu tônus e uma maior exploração da parte inferior do
seu corpo que está pouco explorada, o que
reflete na sua dificuldade de realizar muitas atividades recreativas e
lúdicas.
·
Início de tratamento psicanalítico
com a presença dos pais para ampliar sua condição de interação e comunicação.
·
Ampliar o universo de conhecimento
e atividades através de apoio audio-visual como leitura de livros e
apresentação de vídeos e jogos em ipad para verificar se seu interesse na aprendizagem
se amplia com uma interação mediada por um objeto com recursos visuais. E
tambem sugerida uma avaliação a respeito do uso do computador e recursos
pedagógicos mais adaptados a suas condições com a pedagoga recomendada que poderá inclusive fazer propostas à escola para uso de material adaptado.
2 comentários:
Jana tem que ser uma super mãe para saber lidar com todos os acontecimentos.
Força e um grande beijo!
Mãe,
como profissional de saúde e habituado a emitir laudos e pareceres, entendo que, assim como existe o sigilo da parte do autor, existe também por parte do cliente e que, de forma alguma, estará o cliente (você, no caso), autorizada a postar em público ou a reproduzir para terceiros o Relatório feito pelo profissional que a atendeu, muito menos sem permissão do profissional para isso.
Mesmo que o profissional não seja identificado, a recomendação é tirar este relatório do ar, sob pena de consequências legais para quem postou ou até para o profissional que o emitiu, pois o relatório tem direitos autorais e de sigilo. E ainda pode, para prejuízo do profissional, ser copiado por maus profissionais, dando ensejo a fraude e plágio. Aconselho a deletar.
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