quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Hora da História

Depois da orientação da suspensão das telas antes de dormir, nossas noites têm sido muito mais recheadas de histórias: histórias de livros, histórias da imaginação, histórias coletivamente produzidas.
 
Hoje, em especial, a pedido de Leti, a história escolhida foi "Branca de Neve e o seu Arco Íris".
 
A história é produto de um projeto da escola, realizado sob a orientação do professor de Produção Textual, que culminou na edição de um livro e na apresentação da história da turma para os respectivos pais.
 
Apesar da contação ter ocorrido no início de outubro, só agora, inspirada pela interação de Leti na leitura da história, é que consegui sentar para escrever a respeito.
 
Ela há pouco, muito animada, me intimou para contar a história de Professor Fernando, quando sugeri lermos o script da peça de teatro que apresentarão no fim do mês.
 
Já tinha percebido, de leituras anteriores, que ela tinha o domínio total da história de sua turma, uma vez que ela sempre participava ativamente da leitura, complementando as frases, descrevendo os personagens, antecipando acontecimentos...

No dia da apresentação, como era de se esperar, ela, infelizmente, não apresentou nem de longe tudo o que sabia da história, certamente em virtude da sua diferente forma e do seu diferente tempo para se expressar.

Mas o professor, com uma sensibilidade que me emocionou, percebendo a regularidade de sua reação num momento específico da história, e notando que a turma embarcou no que, a príncipio, poderia ser considerado um comportamento estereotipado, aproveitou aquele movimento, integrou o grupo, e colocou minha pequena num lugar de proatividade. Foi lindo perceber sua felicidade e a cumplicidade do grupo.

O engraçado é que, sempre que lemos a história, na mesma parte, ela repete radiante o seu "vovozinha, vovozinha, vovozinha", talvez se recordando das sensações que lhe invadiram durante aquele processo.

Fiquei super feliz com todo o contexto! Com sua pequena participação no dia da apresentação. O que, para mim, já foi um grande avanço. Com sua compreensão ampla do texto produzido, o que, para mim, demonstra sua participação no processo. E com a sua foto e a sua ilustração, estampadas na capa e no corpo do livro, o que mostra a valorização do seu trabalho.

Venho, então, compartilhar esta felicidade com vocês!
 
Sua foto é a segunda, da esquerda para a direita, na segunda linha.
E sua ilustração logo abaixo (a vovozinha com sua cesta)


sua ilustração acima
Aqui, você pode conferir a pequena participação da minha princesa:
 
 

2 comentários:

Fernando Antônio disse...

Janaína,
Desde pequeno sempre fui fascinado em ouvir e contar histórias, amava inventar tipos, personagens e minha imaginação voava para além do meu quarto! Queria ser escritor... Queria poder imundar o mundo com as minhas histórias... O tempo passou, me tornei ator e professor! Hoje interpreto algumas histórias, vivo personagens mil... Mas nada se compara a emoção de compartilhar o prazer da leitura e da escrita com meus pequenos escritores!
Com lágrimas nos olhos li seu relato sobre ,me permita, a nossa Leti!!! Uma linda menina que tem um brilho único em seus olhos, que embarca nas viagens sem medo e que se encanta com cada detalhe! Agradeço a Deus por colocar em meu caminho anjos como a Letícia... A vovozinha da Pró Mari, a minha Vovozinha... Obrigado pela parceria tão importante neste projeto literário da Escola Arco Íris. Eu, em nome de nossa equipe, agradecemos a mamãe de Leti!!! Tudo de mais lindo para vocês!!

Professor Fernando

Janaína Mascarenhas disse...

Ai, Fernando, você vive me emocionando...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...