sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

15 DIAS DE VIDA

Mateus nasceu no dia 25/01/2012, às 21:22h, no Hospital Aliança, de parto cesáreo. Pesou 3.840kg e mediu 51cm. Segundo a pediatra do hospital, um bebê GIG.



Wow!!! Um bebê GIG!!

E, por ser um bebê GIG, tinha uma tendência maior a fazer hipoglicemia, motivo pelo qual seu açúcar tinha que ser regularmente monitorado, através de (terríveis) furadinhas no pé. Eu, que estava me achando, por ter parido um bebê GIG, depois da primeira furada de pé (e do sofrimento para tentar tirar a quantidade necessária de sangue), fiquei me lamentando por meu filhote não ter nascido, no máximo, com 3.500kg.

Ele chegou a fazer hipoglicemia e, por isso, precisou tomar umas três mamadeiras de NAN no hospital, como complemento.

Mas pegou o peito super bem. Foi o que pegou mais rápido dos três. E já voltamos para casa só no leitinho materno.

Teve também uma icterícia tardia e, por precaução, a médica prescreveu um banho de luz antes da alta, para não precisarmos ter que ficar mais tempo no hospital. Com aproximadamente 20 horas de banho de luz, ele caiu do risco moderado para o baixo risco e pudemos ir para casa, com a recomendação de fazermos o acompanhamento.

Arrasada, por não poder ver os olhos do meu bebê.


Já fez teste do pezinho, tomou as primeiras vacinas e foi à primeira consulta com a pediatra, no sétimo dia de vida.

Adorei a pediatra! Muito cuidadosa (às vezes até demais), e não se restringe aos cuidados com a saúde, mas também com a segurança e com o desenvolvimento neuropsicomotor. 

Indicou um livro (PEKIP) para ajudar na estimulação do seu desenvolvimento, e já orientou começar a brincar com brinquedos em preto em branco, e colocá-lo, acordado, de prono, para fortalecimento da musculatura cervical. Fora, é claro, o conversar olhando no olho, o contato físico, e essas coisas que a gente já sabe...

Apesar de ele não ter recuperado ainda o peso do nascimento no dia da consulta (o que é normal), engordou bem depois da alta - cerca de 48g/dia, quando a média é de 20 a 30g. Mas continuava ictérico.

Ela pediu que retornássemos com uma semana, para vermos o peso, e acompanharmos a icterícia.

Voltamos ontem. Continuava amarelinho, mas dentro da normalidade. Alcançou 4kg e agora não precisa mais ser acordado para mamar (embora eu não tivesse precisado acordá-lo hora alguma, porque ele sempre solicitava o peito antes de 3 horas depois da mamada anterior).

Seu umbigo está demorando de cicatrizar, mas ela disse que podemos esperar por até 45 dias.

Fora isso, ele está ótimo! Comendo bem, dormindo bem, reclamando muito quando é contrariado (quando tem fome, quando toma banho, quando trocamos sua fralda sem ele estar completamente saciado...). 

Ainda fica mais tempo dormindo que acordado, mas, quando acordado, e de barriga cheia, fica uma delícia: nos olha nos olhos, se acalma só de sentir meu aconhego (delícia!), de vez em quando parece sorrir, curte a nossa companhia...

Lipe está completamente apaixonado! Leti, bastante enciumada! Vez por outra, faz um carinhozinho nele, mas na maior parte do tempo o ignora. Quando o vê no colo de Samir, imediatamente diz que quer o colo do papai, numa tentativa explícita de demarcar o seu território.

Aos poucos, todos nós vamos nos adaptando.


2 comentários:

Unknown disse...

ah...que lindo Jana! Fico imaginando aqui você com os três e revivendo o dia em que João nasceu e que cheguei em casa e pensei, e agora????? rs

Vou lhe visitar com Tuca, viu? Ligo pra vc para combinarmos!

bjos e MUITA saudade!

aprendendoasermae disse...

Jana,ele é muito fofo eque bom que Lipe aceitou bem a sua chegada e Leti vai ser apenas uma fase rsrsr...
Grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...