quarta-feira, 5 de março de 2014

Suporte à Ciranda Pedagógica - editado

Amanhã se inicia o trabalho da Ciranda Pedagógica - CP. Confesso que grande expectativa toma conta de mim nesta nova etapa da vida da minha filha. Lembro-me que, há exatamente um ano, tomei a difícil decisão de manter Leti na escola apenas duas vezes na semana para que ela pudesse participar da Ciranda “Terapêutica”. E de como fiquei satisfeita e aliviada ao perceber, no final do semestre, que tinha tomado a decisão acertada.

Para poder auxiliar no trabalho da CP, resolvi tentar traçar um perfil cognitivo da minha filhota, por achar que ninguém melhor do que eu pode aferir os conhecimentos que ela tem adquirido ao longo do tempo e que, nem sempre, consegue expressar num ambiente diferente.

Torço para que muito em breve não consiga mais listar os conteúdos escolares que já assimilou por perceber que são tantos que impossíveis de ser apostos numa singela lista. Enquanto isso, tomando como parâmetro conceitos que eu, no meu leigo entendimento, entenda como pedagógicos, passo a enumerar aquilo que minha pequena já sabe, para que seja tomado como ponto de partida no trabalho da Ciranda Pedagógica.

Raciocínio Lógico-Matemático:

  • Reconhece números de 1 a 10;
  • Conta até vinte e, casualmente, menciona números posteriores a este;
  • Identifica conceitos de grande e pequeno, dentro e fora, em cima e embaixo;
  • Tem noção de quantidade e conta objetos até 10 (embora algumas vezes, quando não tem interesse, não o faça);
  • Reconhece as formas geométricas triângulo, quadrado, retângulo, losango, oval e círculo;
  • Reconhece e utiliza a expressão “mais”;
  • Faz pareamentos, mas só quando está muito interessada;
  • Compreende o zero, ao identificar que algo acabou;
  • Usa bem a expressão um pouquinho;
  • Faz listagens, quando solicitada a brincar assim: de animais, cores, alimentos etc.
Língua Portuguesa:
  • Reconhece quase todas as letras do alfabeto;
  • Reconhece todas as vogais;
  • Associa algumas letras a palavras que se iniciem com elas, mas por memória de livros e jogos e não por consciência fonológica, mas consegue generalizar (uma vez, assistindo o Malvado Favorito, viu um V na casa do Vector e falou “o V de vovó”;
  • Enumera as letras do seu nome;
  • Usa bem o plural, o masculino e o feminino e as preposições, mas não usa bem os pronomes pessoais (ainda fala muito em terceira pessoa);
  • Compreende perguntas com os pronomes relativos onde, quem, que, quanto. Mas ainda não compreende bem o “por que”;
  • Usa frases completas, usando substantivos, verbos, adjetivos, preposições, artigos;
  • Usa verbos bem contextualizados, mas ainda não usa o tempo correto (normalmente os usa no presente). Brincando de “o gato comeu”, propositadamente, coloco em sua mão: um suco, e ela diz o gato bebeu, um sorvete, e ela responde o gato tomou, um picolé, e ela responde o cato chupou, um biscoito, e ela diz o gato comeu, e, para finalizar, um bolo, e ela diz, o bolo cantou... “parabéns pra você...” (porque sempre digo, em aniversários, que só pode comer o bolo depois de cantar os parabéns).
  • Dificilmente, narra fatos acontecidos em sua vida. Recentemente, na escola, quando perguntada sobre um passeio da escola a um horto, disse que foi com Fábio, o biólogo da escola, e que viu flores;
  • Utiliza as expressões mais tarde, depois e amanhã, mas tenho dúvidas se compreende bem o significado;
  • Compreende o significado de incontáveis verbos;
  • Identifica muitas cores;
  • Reconhece muitos animais e reproduz as respectivas onomatopeias;
  • Usa bem o sim o não;
  • Usa “eu acho” nas frase, normalmente bem utilizados, mas, algumas vezes, desnecessariamente;
  • Auxilia na contação de histórias;
  • Faz adaptações, de acordo com seus interesses, de histórias e músicas;
  • Imita falas de personagens;
  • Em muitos momentos, demonstra grande criatividade.
Conhecimentos Gerais (ou seja, tudo que eu não tenha enquadrado em português ou matemática):
·      Reconhece e nomina pessoas da família;
·      Sabe o nome do condomínio onde mora;
·      Reconhece caminhos que levam a lugares que visita com frequência;
·      Sabe o nome da sua escola e da escola do irmão;
·      Reconhece carro de polícia e o som que faz;
·      Compreende a função do semáforo;
·      Sabe que homens têm “pinto” e mulheres, “periquita”;
·      Identifica as partes do corpo humano;
·      Percebe semelhança entre borboletas e libélulas;
·      Sabe que a lagarta se transforma em borboleta;
·      Identifica animais que nadam ou moram no mar, fazendo a categorização correta;
·      Identifica animais que voam;
·      Identifica profissionais do circo;
·      Identifica e nomina todos os personagens dos seus desenhos favoritos e lembra de todos os detalhes dos mesmos;
·      Tem uma excelente memória;
·    Durante o dia, demonstra compreender bem os horários, ao pedir a refeição desejada no horário adequado;
·    Conhece instrumentos musicais, mas não gosta muito de tocá-los;
·    Sabe os ingredientes necessários para fazer um bolo;
·   Tem um paladar apurado, que permite identificar o que come, e está ficando mais seletiva com os alimentos;
·     Diz “machucou” num contexto adequado, e diz a parte do corpo machucada.

Social:
·       Usa o “desculpe” e o “por favor” adequadamente;
·     Chama as pessoas pelo nome, e num tom mais alto quando estão longe (mas também chama objetos inanimados);
·      O controle esfincteriano ainda não é confiável;
·       Identifica expressões de felicidade, tristeza e zanga;
·       Reconhece as sensações de fome, sede e sono.

Grafismo:
·         Desenha o Mike, do Monstros SA;
·         Desenha ondas e chuva;
·         Tenta pintar dentro do contorno;
·         Começa, se instruída por terceiro, a tentar desenhar a forma humana.

Lingua Estrangeira:
·         Conta até 10 em inglês;
·         Sabe as cores em inglês;
·         Sabe alguns animais em inglês;
·         Canta Frere Jaques, em francês;
·         Identifica se uma frase está em inglês, espanhol ou português;
·         Canta algumas músicas em inglês;
·         Compreende a história do livro “Teatro de La Ratita Presumida” em espanhol.

Embora a presente lista seja resultado de grande esforço de memória, acredito que algumas habilidades talvez tenham sido esquecidas. Mas, como dito anteriormente, a mesma pretende ser apenas um ponto de partida para o trabalho da Ciranda Pedagógica que, sem dúvida, contará com a irrestrita parceria da família de Leti para o que for necessário, inclusive, para a atualização da presente lista, caso necessário.

Quanto ao uso das tecnologias, em favor do pedagógico, Leti não as usa muito, mas não sei se por falta de interesse seu ou se por falta de estímulo da família (sou meio receosa quanto ao uso de tecnologias, se há interesse da criança por outras ferramentas).

Finalizo este apanhado com um pequeno resumo das minhas expectativas em relação à Ciranda Pedagógica.

Tenho convicção de que Leti tem um grande potencial cognitivo e espero que, com um trabalho pedagógico praticamente individualizado, e com profissionais da minha mais absoluta confiança, Leti possa se apropriar de conteúdos importantes para o seu caminhar na vida escolar.

Minha maior expectativa é que a minha filha, ao final do próximo ano, consiga se encontrar num estágio avançado no seu processo de alfabetização.

Espero, com muita ansiedade, que ela aprimore os seus diálogos, passando a falar sobre sentimentos, sensações, sobre fatos ocorridos no seu dia-a-dia e sobre planos para o futuro.

Desejo que a minha filha se aproprie mais do mundo ao seu redor, que aperfeiçoe suas noções de tempo e espaço e que fortaleça vínculos com crianças e adultos que fazem parte da sua vida.

Espero também que ela descubra dentro de si um enorme prazer em aprender e que isto a impulsione por caminhos que eu sequer possa imaginar.

Ah, e por fim, espero que, diante de tantas novidades e possibilidades, ela esqueça da mania de passar saliva em tudo o que vê pela frente, bem como que passe a fazer um uso mais funcional de massinhas, gizes de cera e afins, em prol do seu desenvolvimento.


E só! Ou, e tudo isso!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...