Amanhã se inicia o trabalho da
Ciranda Pedagógica - CP. Confesso que grande expectativa toma conta de mim
nesta nova etapa da vida da minha filha. Lembro-me que, há exatamente um ano, tomei
a difícil decisão de manter Leti na escola apenas duas vezes na semana para que
ela pudesse participar da Ciranda “Terapêutica”. E de como fiquei satisfeita e
aliviada ao perceber, no final do semestre, que tinha tomado a decisão
acertada.
Para poder auxiliar no trabalho
da CP, resolvi tentar traçar um perfil cognitivo da minha filhota, por achar
que ninguém melhor do que eu pode aferir os conhecimentos que ela tem adquirido
ao longo do tempo e que, nem sempre, consegue expressar num ambiente diferente.
Torço para que muito em breve não
consiga mais listar os conteúdos escolares que já assimilou por perceber que
são tantos que impossíveis de ser apostos numa singela lista. Enquanto isso,
tomando como parâmetro conceitos que eu, no meu leigo entendimento, entenda
como pedagógicos, passo a enumerar aquilo que minha pequena já sabe, para que
seja tomado como ponto de partida no trabalho da Ciranda Pedagógica.
Raciocínio
Lógico-Matemático:
- Reconhece números de 1 a 10;
- Conta até vinte e, casualmente, menciona números posteriores a este;
- Identifica conceitos de grande e pequeno, dentro e fora, em cima e embaixo;
- Tem noção de quantidade e conta objetos até 10 (embora algumas vezes, quando não tem interesse, não o faça);
- Reconhece as formas geométricas triângulo, quadrado, retângulo, losango, oval e círculo;
- Reconhece e utiliza a expressão “mais”;
- Faz pareamentos, mas só quando está muito interessada;
- Compreende o zero, ao identificar que algo acabou;
- Usa bem a expressão um pouquinho;
- Faz listagens, quando solicitada a brincar assim: de animais, cores, alimentos etc.
Língua
Portuguesa:
- Reconhece quase todas as letras do alfabeto;
- Reconhece todas as vogais;
- Associa algumas letras a palavras que se iniciem com elas, mas por memória de livros e jogos e não por consciência fonológica, mas consegue generalizar (uma vez, assistindo o Malvado Favorito, viu um V na casa do Vector e falou “o V de vovó”;
- Enumera as letras do seu nome;
- Usa bem o plural, o masculino e o feminino e as preposições, mas não usa bem os pronomes pessoais (ainda fala muito em terceira pessoa);
- Compreende perguntas com os pronomes relativos onde, quem, que, quanto. Mas ainda não compreende bem o “por que”;
- Usa frases completas, usando substantivos, verbos, adjetivos, preposições, artigos;
- Usa verbos bem contextualizados, mas ainda não usa o tempo correto (normalmente os usa no presente). Brincando de “o gato comeu”, propositadamente, coloco em sua mão: um suco, e ela diz o gato bebeu, um sorvete, e ela responde o gato tomou, um picolé, e ela responde o cato chupou, um biscoito, e ela diz o gato comeu, e, para finalizar, um bolo, e ela diz, o bolo cantou... “parabéns pra você...” (porque sempre digo, em aniversários, que só pode comer o bolo depois de cantar os parabéns).
- Dificilmente, narra fatos acontecidos em sua vida. Recentemente, na escola, quando perguntada sobre um passeio da escola a um horto, disse que foi com Fábio, o biólogo da escola, e que viu flores;
- Utiliza as expressões mais tarde, depois e amanhã, mas tenho dúvidas se compreende bem o significado;
- Compreende o significado de incontáveis verbos;
- Identifica muitas cores;
- Reconhece muitos animais e reproduz as respectivas onomatopeias;
- Usa bem o sim o não;
- Usa “eu acho” nas frase, normalmente bem utilizados, mas, algumas vezes, desnecessariamente;
- Auxilia na contação de histórias;
- Faz adaptações, de acordo com seus interesses, de histórias e músicas;
- Imita falas de personagens;
- Em muitos momentos, demonstra grande criatividade.
Conhecimentos
Gerais (ou seja, tudo que eu não tenha enquadrado em português ou matemática):
· Reconhece e nomina pessoas da família;
· Sabe o nome do condomínio onde mora;
· Reconhece caminhos que levam a lugares que
visita com frequência;
· Sabe o nome da sua escola e da escola do irmão;
· Reconhece carro de polícia e o som que faz;
· Compreende a função do semáforo;
· Sabe que homens têm “pinto” e mulheres, “periquita”;
· Identifica as partes do corpo humano;
· Percebe semelhança entre borboletas e libélulas;
· Sabe que a lagarta se transforma em borboleta;
· Identifica animais que nadam ou moram no mar,
fazendo a categorização correta;
· Identifica animais que voam;
· Identifica profissionais do circo;
· Identifica e nomina todos os personagens dos
seus desenhos favoritos e lembra de todos os detalhes dos mesmos;
· Tem uma excelente memória;
· Durante o dia, demonstra compreender bem os
horários, ao pedir a refeição desejada no horário adequado;
· Conhece instrumentos musicais, mas não gosta
muito de tocá-los;
· Sabe os ingredientes necessários para fazer um
bolo;
· Tem um paladar apurado, que permite identificar
o que come, e está ficando mais seletiva com os alimentos;
· Diz “machucou” num contexto adequado, e diz a
parte do corpo machucada.
Social:
· Usa o “desculpe” e o “por favor” adequadamente;
· Chama as pessoas pelo nome, e num tom mais alto
quando estão longe (mas também chama objetos inanimados);
· O controle esfincteriano ainda não é confiável;
· Identifica expressões de felicidade, tristeza e
zanga;
· Reconhece as sensações de fome, sede e sono.
Grafismo:
·
Desenha o Mike, do Monstros SA;
·
Desenha ondas e chuva;
·
Tenta pintar dentro do contorno;
·
Começa, se instruída por terceiro, a tentar desenhar
a forma humana.
Lingua
Estrangeira:
·
Conta até 10 em inglês;
·
Sabe as cores em inglês;
·
Sabe alguns animais em inglês;
·
Canta Frere
Jaques, em francês;
·
Identifica se uma frase está em inglês, espanhol
ou português;
·
Canta algumas músicas em inglês;
·
Compreende a história do livro “Teatro de La
Ratita Presumida” em espanhol.
Embora a presente lista seja
resultado de grande esforço de memória, acredito que algumas habilidades talvez
tenham sido esquecidas. Mas, como dito anteriormente, a mesma pretende ser
apenas um ponto de partida para o trabalho da Ciranda Pedagógica que, sem
dúvida, contará com a irrestrita parceria da família de Leti para o que for
necessário, inclusive, para a atualização da presente lista, caso necessário.
Quanto ao uso das tecnologias, em
favor do pedagógico, Leti não as usa muito, mas não sei se por falta de
interesse seu ou se por falta de estímulo da família (sou meio receosa quanto
ao uso de tecnologias, se há interesse da criança por outras ferramentas).
Finalizo este apanhado com um
pequeno resumo das minhas expectativas em relação à Ciranda Pedagógica.
Tenho convicção de que Leti tem
um grande potencial cognitivo e espero que, com um trabalho pedagógico
praticamente individualizado, e com profissionais da minha mais absoluta
confiança, Leti possa se apropriar de conteúdos importantes para o seu caminhar
na vida escolar.
Minha maior expectativa é que a
minha filha, ao final do próximo ano, consiga se encontrar num estágio avançado
no seu processo de alfabetização.
Espero, com muita ansiedade, que
ela aprimore os seus diálogos, passando a falar sobre sentimentos, sensações,
sobre fatos ocorridos no seu dia-a-dia e sobre planos para o futuro.
Desejo que a minha filha se
aproprie mais do mundo ao seu redor, que aperfeiçoe suas noções de tempo e
espaço e que fortaleça vínculos com crianças e adultos que fazem parte da sua
vida.
Espero também que ela descubra
dentro de si um enorme prazer em aprender e que isto a impulsione por caminhos
que eu sequer possa imaginar.
Ah, e por fim, espero que, diante
de tantas novidades e possibilidades, ela esqueça da mania de passar saliva em
tudo o que vê pela frente, bem como que passe a fazer um uso mais funcional de
massinhas, gizes de cera e afins, em prol do seu desenvolvimento.
E só! Ou, e tudo isso!
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