quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Rumo ao Ensino Fundamental

Amanhã, vida nova!

Amanhã um novo ciclo se inicia na vida da minha pequena e ele ingressa no assustador (para mim) nível fundamental. Primeiro ano. Nossa boa e velha alfabetização.

Confesso que no ano passado, ao fazer sua matrícula e ver na sua lista de materiais módulos de português, matemática e ciências, tremi na base. Eu já andava tocada com a sua saída da Gira Girou, onde ela construiu uma história tão rica e intensa, onde criamos vínculo fortes, onde eu sentia o comprometimento de cada profissional com o seu desenvolvimento, que não precisava muito para me deixar ainda mais mexida.

A música que melhor me descrevia no final do ano era "ando tão à flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar...". No meu caso, como não assisto novela, qualquer música mais lentinha que tocava no rádio acionava o gatilho das minhas glândulas lacrimais. De verdade! 

E assim passei a primeira quinzena de dezembro. Até a viagem que fizemos para Buenos Aires.

A viagem mudou o meu foco e me desligou um pouco das preocupações.

Em janeiro voltei à escola nova para comprar fardas, materiais e, hoje, para conhecer a nova professora de Leti.

Queria conversar com ela antes do primeiro dia de aula. Cooptá-la para o meu time de aliados. Falei um pouco sobre Leti, sua história, seu potencial cognitivo, suas dificuldades, minhas ansiedades...

Meu coração anda tão apertado!

A partir de agora, conteúdos formais serão trabalhados com minha filha. Sei que ela tem capacidade de absorvê-los e significá-los, mas sei também que, para isso, será necessário ligar, dentro dela, o botãozinho do interesse, do prazer, para que ela se abra para este novo caminho a sua frente.

Desejo tanto que ela alcance o letramento, sei que ela tem capacidade para isso, estarei inteiramente empenhada em ajudá-la nesta empreitada, mas tenho consciência que preciso respeitar o seu tempo, seu processo de aprendizagem. Preciso valorizar cada etapa. Preciso estar atenta a tudo. Não cobrar além, nem aquém do que ela pode dar.

Amanhã uma nova etapa se inicia também para mim.

Preciso estar forte porque, apesar de ter escolhido a nova escola por conta das excelentes referências que tive, sei que inclusão no ensino fundamental não é a mesma coisa que na educação infantil. Sei que, a cada ano que se passa, as dificuldades tendem a aumentar.

Preciso ter paciência para esperar que Leti conheça a escola e lhe dê seu voto de confiança, como também para que a escola, com o seu próprio olhar, a conheça e trace suas estratégias para auxiliá-la no seu processo de aprendizagem; preciso trazer novos aliados para o meu time; preciso fazer o meu papel como parceira da escola que escolhi e mediadora dos diálogos entre esta escola e os profissionais que já fazem parte da vida da minha pequena; preciso promover uma ambiente familiar leve e saudável.

Quero estar perto nesta fase de adaptação, quero passar segurança para minha pequena que está tão crescida. Quero ter a certeza que a transição não está lhe causando sofrimento.

Enfim, estou apavorada!

Mas vou dormir, porque amanhã preciso acordar cedo para conduzir minha pequena ao importante e impactante ingresso no Ensino Fundamental.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...